A Páscoa é uma das mais importantes festas para o cristianismo, comemorada todos os anos, depois da primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no Hemisfério Norte. Celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a crucificação. Nela, o passado, o presente e o futuro se encontram e determinam a forma de ser dos cristãos no mundo. A vitória sobre a morte passa a ser o parâmetro de toda a conduta. Lembram do agir de Deus no passado, um novo horizonte de esperança se abre para o futuro que, juntos, iluminam intensamente a presente vida.
Os cristãos não mais se alegram e se conformam com o sofrimento, mas o combatem na perspectiva de buscar superá-lo dentro do viés da vida e da ressurreição. Além do protesto contra todas as formas da morte se manifestar no mundo, fazem da solidariedade e do consolo uma forma de existir e dar sentido a vida.
O Albergue Martim Lutero situa-se dentro desse tempo. Procura viver intensamente a Páscoa. A vida precisa se manifestar em meio à dor e à doença. Com pequenos gestos de cuidados integrais e de comunhão experimentamos diariamente a ressurreição e, assim, a Páscoa que celebramos também experimentamos.
P. João Paulo Auler
Superintendente