Muito se pode observar e escrever sobre ser mãe. Nossa realidade está cheio de exemplos positivos de mães, que inspiram pelo cuidado, força e amor, e também exemplos negativos que chocam pela ausência de cuidado, força e amor, o que faz pensar sobre o futuro de filhos e filhas e da própria sociedade.
A Associação Albergue Martim Lutero mantém, em parceria com o Sínodo Espirito Santo a Belém, a Pastoral da Consolação que, além do acompanhamento espiritual dentro do próprio Albergue, realiza visitas em hospitais da Grande Vitória na intenção de, a partir da estrutura espiritual da pessoa visitada, encorajá-la, fortalecê-la e consolá-la em se processo de enfermidade e cura.
Numa dessas visitas, ocorrida no Hospital Infantil de Vitória, encontrei um exemplo inspirador de mãe. Junto dela visitei seu filho de aproximadamente três anos. Chamou minha atenção um pequeno feixe de cabelo que a criança segurava firmemente em uma de suas mãos. Enquanto pensava sobre o que isso significava a mãe disse: “Estive aqui a manhã inteira com meu filho. Quando precisei me ausentar para almoçar ele segurava meu cabelo e, inquieto, não queria soltar. Então pedi à enfermeira que cortasse um feixe do meu cabelo para que meu filho pudesse segurar enquanto estava fora. É uma forma de estar presente com ele mesmo que distante fisicamente”.
No tempo atual, em que sobressai desesperança, falta de cuidado e de amor, esse exemplo provoca comoção e alegria e um sentimento de esperança para com essa família e para com o mundo. Certamente à tua volta não faltam exemplos como esse. Busque-os, evidencie-os e permita que façam parte de tua vida. O futuro saudável de filhos e filhas e, por consequência, da própria sociedade será determinada pela atitude de respeito que se tem com as mães e pela atitude que estas têm com seus filhos e filhas. Paz e bem!
P. Leomar Lauvers
Pastoral da Consolação