“O sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida” (Cicely Saunders). Acolher, visitar e acompanhar pessoas em situação de enfermidade é uma das atribuições da igreja cristã, pois “estive enfermo e vocês cuidaram de mim” (Mateus 25:36). A Pastoral da Consolação é um setor de trabalho diaconal e missionário constituído em parceria entre o Sínodo Espírito Santo a Belém (SESB) e a Associação Albergue Martim Lutero (AAML), e faz parte da Ação Missionária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), por meio das Capelanias da Saúde da IECLB. A missão é ser uma presença geradora de vida em meio à enfermidade.
Na fragilidade causada pela doença, entre os cuidados essenciais se encontra a espiritualidade da pessoa enferma que busca, além do suporte físico e emocional, transcender em esperança por meio da sua fé e assim sentir a presença do amor e o cuidado de Deus em meio à enfermidade. Portanto, a Pastoral da Consolação tem a finalidade de atender uma demanda específica: visitar pessoas em hospitais e clínicas da Grande Vitória. Concomitantemente, atuar em seguimentos correlacionados: atender e acolher pastoralmente as pessoas que ficam albergadas na AAML por meio do aconselhamento pastoral e a oferta de cultos semanais; representar e desenvolver ações inerentes à atividade a nível Sinodal, IECLB e no âmbito ecumênico.
A Pastoral da Consolação tem a sua sede na AAML e conta com a disposição exclusiva de um ministro religioso. Atualmente, está nessa função o diácono Vanderlei Boldt. Para solicitar visita religiosa em hospitais e clínicas da Grande Vitória (Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória), entre em contato com o ministro e ou ministra da sua paróquia, ou com as respectivas secretarias paroquiais, informando nome completo do familiar e o hospital e ou clínica em que se encontra internado/a, solicitando visita da Pastoral da Consolação. Todas as paróquias do SESB têm o contato e os meios de acionar a Pastoral da Consolação para repassar a solicitação das visitas.