advento14

“Celebramos o Advento. Ele é composto de quatro domingos que antecedem o Natal. Nós visualizamos este período com a Coroa de Advento, a Árvore de Natal e com muitas, muitas luzes. Estes domingos também marcam o início de um novo ano litúrgico/eclesiástico.

A palavra Advento deriva do termo latino Adventus/advenire e significa: vinda/chegada, chegar a. Advento é o tempo em que nós somos lembrados/conscientizados da necessidade de vigilância e preparação para a chegada de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. São características essenciais desta nossa preparação para o advento de Cristo: conversão (arrependimento), alegria vigilante e expectante, esperança e humildade.

Ao celebrarmos o Advento, focamos em dois aspectos fundamentais:
1. Rememoramos a primeira vinda de Jesus Cristo e como as pessoas se prepararam para a mesma. Os Evangelhos nos dão um claro testemunho disso.
2. Somos incentivados a nos preparar para a segunda vinda de Jesus Cristo. Os aspectos essenciais presentes e observados na primeira vinda são fundamentais para a nossa preparação.

Para tanto, nós nos inspiramos no evangelho de Mateus 21.1-11, que descreve a entrada nada “triunfal” de Jesus em Jerusalém, montado num jumentinho, cumprindo assim a profecia feita 500 anos antes pelo profeta Zacarias: “Alegre-se muito Povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde e está montado num jumentinho, filha de jumenta.” (Zacarias 9.9).

O jumento, um animal de serviço e de carga, simboliza a humildade – em oposição aos cavalos de raça “puro-sangue”, montados pelos generais vitoriosos, que adentravam as cidades num desfile de poder e de vitória. Frequentemente, os jumentos eram usados pelos reis do Antigo Israel em seus desfiles, para demonstrar sua humildade e obediência diante do Senhorio de Deus.

O jeito de Jesus entrar na cidade de Jerusalém demonstra a que ele veio: Humildade e Serviço é a sua maneira de trazer a salvação prometida, e indica como deve ser a nossa espera e a nossa devida preparação.

Muitas das pessoas que aclamaram Jesus, gritando “Hosana ao Filho de Davi!”, devem ter ficado decepcionadas, quando suas expectativas foram frustradas ao constarem que Jesus não veio para expulsar os invasores romanos e restaurar a independência de Israel; mas que veio para entregar humilde e obedientemente a Deus a sua vida na cruz para a salvação da humanidade.

Na verdade, essas pessoas não souberam ler os sinais – tão claramente demonstrados por Jesus e entendidos pelos evangelistas: A glória do Salvador está na sua humildade e no seu serviço. A libertação está no seu sacrifício de cruz. A salvação está no gesto amoroso de Deus por meio de Jesus Cristo. O trono de Jesus foi a manjedoura. A cruz foi a sua coroa. E tudo isso para nos salvar!

Este é o foco que quer prender a nossa atenção neste tempo de Advento: ao rememorarmos a primeira vinda de Cristo e da respectiva preparação para bem recebê-lo, somos conscientizados da necessidade de preparação e vigilância contínuas para recebê-lo em sua prometida vinda para nos conduzir “à Casa do Pai” (João 14.1-3).

A nossa preparação depende da expectativa que colocamos para a vinda do Senhor e o que esperamos dele, de como imaginamos que será a sua vinda.

A melhor preparação é entendermos o jeito de Jesus Cristo e agirmos de forma correspondente:

• Que a nossa vida diária seja um diário arrependimento (Lutero).
• Que a nossa fé se torne ativa no amor (Gl.5.6).
• Que demos alegre testemunho da nossa esperança.
• Que estejamos dispostos a sempre servir com humildade, promovendo vida, enxergando as pessoas em suas dificuldades e necessidades.
Na primeira vinda de Jesus, as pessoas entoaram: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor”. Cantaram para aquele que veio humilde, montado num filhote de jumenta como expressão de seu amor por nós.

As Sagradas Escrituras nos testemunham a nova vinda de Cristo como aquele que terá a última palavra. Expressando a sua fé e a sua esperança, Paul Gerhard, de quem temos diversos hinos, escreveu no Hino, estrofe 5, do HPD:
Vem ele ao julgamento do que despreza a cruz.
Só no arrependimento há salvação e luz.
Ó vem, Senhor amado, excelso Redentor,
Conduze o condenado, ó Cristo, ao teu fulgor!
Esta é a mensagem do Advento: Os poderes deste mundo passam, acabam. Nosso Senhor vem. Ele terá a palavra final sobre o mundo e a história. Ele terá a palavra final sobre cada um e cada uma de nós.
É isto que nos alegra e enche de esperança:

Jesus é aquele que vem (Advento). Ele tem a palavra final sobre nossa existência e deseja conceder-nos a vida eterna. Ele vem para julgar e salvar. Esta é a maravilhosa mensagem do Advento. Para isto nós precisamos e queremos nos preparar.

Lembremos que o caminho de Jesus passa pela humildade e pelo serviço, pelo sacrifício da cruz. Por isso, sintamo-nos chamados para promover a paz – uma paz que não é mera ausência de guerras, mas a promoção da justa e fraterna oportunidade de vida digna para todos.

Amém. Vem, Senhor Jesus!”

Autor(a): P. Geraldo Graf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.