Albergue é uma “obra” feita de muitas mãos, isto é, por muitas comunidades e paróquias. Em Santa Maria de Jetibá, na festa realizada em beneficio da instituição no dia 19 de novembro de 2017, este dito deixo de ser dito e se tornou experiência viva. Não tínhamos a dimensão do tamanho do envolvimento e da mobilização feita para a organização da festa, pela União Paroquial Santa Maria, por meio de seus ministros e ministras, lideranças e munícipes. Além do resultado financeiro, muito importante para a manutenção dos trabalhos da AAML, percebemos alegria, satisfação e comprometimento.
Como agradecer? A começar pelo culto, com uma liturgia leve e de agradável sequência, levou a todos a experimentar comunhão, fortalecendo o espírito de pertença. E, assim, comunitariamente fomos conduzidos até a leitura e a interpretação da palavra. Ouvimos a anuncio da graça que vem a nós em forma de talentos. Em tom brando, a palavra profética chamou a atenção para não confundirmos a palavra “talento” com as palavras “tá lento”, por meio da pregação do pastor sinodal Joaninho Borchardt. Diante da necessidade de testemunho cristão no mundo, não podemos ser lentos ou “devagar, quase parando”. Parece que a palavra, como boa semente, caiu em solo fértil: durante a festa todos vimos uma dinâmica com muita rapidez, desde o trabalho na cozinha, no serviço de balcão até a voz dos leiloeiros que de “lento” não tinham nada.
A diretoria e a equipe do Albergue voltaram cansados, mas muitos satisfeitos. Agradecemos a todos que se empenharam pela organização da festa: pessoas anônimas, a municipalidade, o comércio, os agricultores e empresários. Lembramos e agradecemos também as lideranças e pessoas que participaram ativamente dos municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa.
Experimentamos muita espiritualidade em todos os momentos do evento. Voltamos com uma certeza: o nosso “muito obrigado” será dado em forma de trabalho dedicado e responsável aqui no Albergue, proporcionando ainda mais dignidade e responsabilidade. Junto com vocês queremos ser orgulho luterano por meio desse trabalho diaconal. Mais uma vez, muito obrigado.
Que sejamos também rápidos na solidariedade e no cuidado com os doentes e com aqueles que precisam de uma mão forte e protetora em certos momentos na estrada da vida. Que todos sejam contagiados por esse evento diaconal.